segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Afinal Agosto foi um mês óptimo para apanhar amoras silvestres. Ora cá está o doce de amoras que fiz ontem. Ficou bom, não muito doce, e cheira e sabe a amoras. Missão cumprida, portanto.
Hoje vou falar-vos de como faço as minhas conservas. Nunca na vida tinha feito — nem tão pouco tinha visto fazer —Mas uma amiga fez e ofereceu-me e então fiquei muito entusiasmada para fazer doces em casa. Li uns livros, pesquisei na internet e simplesmente experimentei. A primeira tentativa não saiu muito mal.Lavar a fruta, esterilizar os frascos e mantê-los limpos, quentes e secos, deixar derreter bem o açúcar, caso contrário o doce cristaliza, não deixar queimar, ir mexendo bem... E depois deitar a mistura para dentro dos frascos, não os encher nem de menos nem de mais, limpar os gargalos, pôr as tampas, enroscá-las bem, e decorá-los a nosso gosto.
 Há umas silveiras ao pé de nossa casa.O Jorge que gosta de se levantar bem cedo fez-me a surpresa com 1kg de amoras pretinhas apanhadas.Foi muito simpático da parte dele...e foi assim que fiz a minha primeira compota de amoras.Gostei da ideia e acho que vou repetir, mas certamente tenho eu que ir apanhar as amoras!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário